Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lolita

Escrito por Rafaela Gomes
Originalmente publicado em 24/09/2008



A moda urbana japonesa já se expandiu, o nome Lolita já não é mais estranho entre os fãs da cultura pop japonesa, o assunto fora abordado em revistas, programas de televisão, fóruns, sites, comunidades do Orkut etc., e se difundiu de tal forma que atualmente, no Brasil, é impossível negar a sua existência e influência já impactantes dentre os apreciadores. Os jovens podem não ter os olhos puxados, mas no quesito visual, eles podem ser considerados uma cópia do que é visto em Harajuku (Bairro mais Fashion do Japão).

Os estilos que estão na categoria do visual ‘lolita’são; GOTHIC LOLITA, SWEET LOLITA, HIME LOLITA, CLASSIC LOLITA, PUNK LOLI, WA LOLITA, PIRATE LOLITA, COUNTRY LOLITA, GURO LOLITA e ERO LOLI.

Gothic Lolita: Mistura do ‘gótico’ com a moda lolita. Mas antes de começar devo ressaltar que, as gosurori (gothic lolita) não tem ligação nenhuma com a tribo ‘gótica’ e nem com Goth Rock ok!


O Gothic Lolita é a combinação do preto e branco, muitas vezes especificamente tecido preto com renda branca, a decoração com rendas é fundamental. Outras combinações muito utilizadas também são, preto e vermelho, preto e azul escuro ou então só o preto cru mesmo. As saias na maioria das vezes possuem anáguas e/ou armações por baixo para aumentar seu volume e geralmente seu comprimento é na altura dos joelhos ou um pouco mais curtas e as roupas de baixo é substituida por Bloomers (calçolas). As meias 5/8, 7/8 e ¾ são extremamente populares entre as GL (assim como na moda japonesa em geral), uso de meias listradas e meia-calça branca ou preta, ambas foscas, também é comum. Já os sapatos utilizados pelas GL são os sapatos boneca e botas, que quase sempre tem bicos redondos, saltos plataforma altos, saltos quadrados ou sem salto algum. Blusas bem ajustadas com babados e acabamento de renda também são populares, assim como camisas com jabots e golas peter pan collar (arredondadas). As roupas costumam ser recatadas, incluindo mangas longas e bufantes, decotes e saias curtas demais não são parte da moda lolita, e para um acabamento no visual, é utilizado acessórios como cartolas e mini-cartolas, chapéus em miniatura, coroas, sombrinhas, luvas de renda, e retângulos ou círculos de tecido enfeitados com renda, laços, flores,e afins, usados no alto da cabeça, centralizado ou de lado dependendo do formato (headpieces ou headdresses), acessórios como bolsas em forma de morcego, caixões, crucifixos e afins também são muito utilizados.



Sweet Lolita: Utiliza temas mais angelicais, são roupas com aspectos mais delicado, normalmente as cores são em tons de pastel, em rosa, azul bebê, amarelo claro, pêssego, branco.

Acessórios como laços, fitas, luvas e sombrinhas rendadas são utilizados no estilo Sweet Lolita também.

Hime Lolita: É um estilo com inspiração em princesas européias tradicionais e algumas em especial se inspiram no rococó.
Com mini-coroas, tiaras, colares perolas e maquiagem leve com 'blushes' leves em tons avermelhados e sombras em tons pastéis.
Embora parecido com sweet lolita pela preferência da cor rosa, devido aos acessórios e os tons envelhecidos de rosa ele fica perceptivelmente diferente. Também é chamado de Princess Lolita.

Classic Lolita: O C&L já um estilo que tende a ser mais maduro e é mais típico da era vitoriana, do barroco e do rococó. Caracterizam-se pelas cores mais clássicas, os acessórios mais elegantes como; camafeus, flores articiais, pérolas, minicartolas e laços bem aplicados são comuns, as roupas são mais acinturadas, as saias às vezes são mais longas que as dos outros estilos lolita.


Guro Lolita: Correspondente ao Grotesque Lolita em japonês, as guros frequentemente usam roupas brancas baseadas em uniformes de enfermeira e também rosa com blood-fake, bandagens e afins, para dar um ar de ‘boneca quebrada/machucada’. Algumas vezes usam 'make' que imitam feridas e cicatrizes em seus rostos.


Punk Loli: Uma mistura das características visuais comuns da moda punk e da moda lolita. Lembra quase completamente as 'neo-punks' e neo-góticas da atualidade, a diferenças destas para as 'punklolis' é definitivamente na mistura de dois mundos e duas visões, assim como o Gothic & Lolita, que mistura inocência com a malícia, o 'punkloli' compreende dois ângulos quase opostos; a agressividade/acidez e a doçura de ser Lolita. 'Headresses', 'Spikes', acessórios agressivos, cabelos fora do padrão ‘lolita’ que vimos acima, coturnos de plataforma e estampas xadrezes contrastando com saias rodadas, saias de jeans plissadas, misturam-se com as rendas e bordados numa peça bem eclética, mas que dependendo do bom senso acaba sendo agradável ao olhar, elas balanceiam perfeitamente o estilo equilibrando a inocência e independência, e/ou talvez rebeldia. Não compara com as punks inglesas ou brasileiras. É importante lembrar que é um estilo exclusivamente visual. Adaptar suas características estéticas às características comportamentais são opção do adepto. Este estilo é independente tanto de ideologias como de estilos musicais.

Uma palavra chave para descrever as punklolis, é nada mais nada menos que Bittersweet.

Wa Lolita: Este tipo resulta da combinação do estilo tradicional de vestimenta japonesa e o estilo gothic lolita. Normalmente consiste no uso de uma yukata ou ás vezes kimono e uma saia lolita, ou a metade inferior do 'garment' são alteradas para imitar o estilo do lolita. Wa-Lolis freqüentemente usam o cabelo de uma forma que lembre de estilos tradicionais japonesas. Mas também não é tão simples, ao contrário é um dos tipos mais difíceis de conseguir porque basta um pequeno passo em falso para que pareça mais um cosplay de anime do que moda.

Pirate Lolita: São utilizadas as roupas tradicionalmente lolitas, mas com o incremento de casacos no estilo pirata e acessórios de aspecto, como chapéu de capitão pirata, 'cuffs' etc.

Country Lolita: As roupas do Countryloli abusam muito de xadrez, quadriculado, estampas floridas e mais coloridas, e até mesmo frutas, é usado acessório como mini-chapéus de palha ou headress no estilo.


Ero-Loli: mistura o sexy antiquado, mas sem exageros, com o lolita. É muito utilizado corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, acessórios como coroas, luvas rendadas entre outros bem comum no GL.


O Lolita teve inicio na década de 80. O ‘gothic lolita’ e suas subcategorias talvez não possa ser consideradas como uma subcultura propriamente dita já que não existe uma ideologia ou um credo comum a todas, um padrão de comportamento, nem música, e arte específicas a serem apreciadas, e particularmente é umas das coisas que eu acho mais importante e interessante no estilo. Acima de tudo lolitas não são criaturas necessariamente grupais, que buscam socializar com outras lolitas. Sendo assim individualistas, normalmente não classificá-as como uma tribo.

Bom! É um tanto complicado apresentar definições exatas inclusive para aqueles que já conhecem o estilo há alguns anos. Mas é basicamente isso ai, espero que vocês tenham gostado da matéria.

Sayo! E até a próxima matéria!

MorbidSamA

Fotos retiradas dos sites:






Nenhum comentário:

Postar um comentário