Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

OS DEZ MANDAMENTOS ARCA BRASIL DA POSSE RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS





A ARCA BRASIL – ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE PROTEÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL, COMPILOU OS DEZ MANDAMENTOS DA POSSE RESPONSÁVEL.

1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. Acastração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
E se você já tem um animal e não sabe como lidar com ele?
É necessário que tenha em mente, que o quadro não é desesperador, porém delicado. Se você tem um animal, considere sobre como está lidando com o mesmo.
Animal NÃO é Ser Humano e NÃO deve ser tratado como tal, pois eles possuem necessidades especiais, e ao contrário dos Seres Humanos, eles não podem falar quando alguma coisa está errada, ou quando se sentem mal sobre alguma atitude de seus donos, familiares ou quaisquer outras pessoas que possam ter contato com eles.
Algumas formas de se pensar sobre as acomodações e comportamento de seu animal, podem mudar o panorama de consciência sobre Posse.
Animais que têm contato direto com portão, em lugares movimentados, podem não ‘ficar contentes por não se sentirem sozinhos’, e sim ficarem estressados pelo movimento fora de sua rotina diária.
Por vezes, o modo com que trata o animal pode parecer suficiente e reconfortante para você, e ser evasivo e insuficiente para o animal.
Considere sempre o Bem-Estar do animal, do prisma dele, e não do humano.


                                                                                                                   Fonte: www.arcabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário