Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

VIXEN - in loving memory of Jan. [R.I.P. 18/11/1962 - 10/10/2013]

Tive a oportunidade de entrevistar a banda duas vezes pela Valhalla/RockHard, e desde então ter contato com elas... Pessoas incríveis.

Aqui deixo a primeira, de 2004... lembrando que atualmente, ela e as outras integrantes originais do Vixen tinham 'resolvido as diferenças' e tinham ideia de voltar e fazer de 2014 'o ano da raposa'... Infelizmente não será possível.
Mas como a própria Share Ross disse em seu perfil do facebook, "Não chore por ter acabado. Sorria por ter acontecido." ["Don't cry because it's over. Smile because it happened."]

Lisa Magalhães 

_____________________





JAN KUEHNEMUND do VIXEN


Depois da ponte do coração partido

 Jan Kuehnemund, a única remanescente, está de volta com as novas raposas do Hard Rock, trazendo a beleza feminina sem futilidade de volta ao metal feminino


Gravando!

Eu me sinto honrada e lisonjeada em ser chamada de “Bon Jovi Feminino


A maré de volta das grandes bandas dos anos 80 parece não ter passado (e tomara que não passe nunca!). Agora é a vez das meninas do Vixen voltarem, com nova formação e mais femininas do que nunca, relançaram os dois primeiros álbuns que estavam fora de prensagem desde 1991 e estão finalizando as gravações do quarto álbum de estúdio com canções inéditas, a ser lançado em 2005. Com novo fôlego após alguns anos de dor de cabeça, o Vixen está de volta e pretende passar pelas terrinhas brasileiras.



O Vixen foi uma banda muito conhecida nos idos anos 80, fez muito sucesso, e acabou “terminando” quando a baixista Share  e a vocalista Janet saíram por causas de diferenças musicais. Depois disso,  a baterista Roxy Petrucci (d) chamou Janet Gardner (v) e Gena Stile (g), uma outra guitarrista,  e acabaram gravando o álbum Tangerine. Porquê você estava fora deste projeto? Você fez alguma coisa sobre o assunto?

Jan:  Roxy & Janet NÂO me chamaram para estar envolvida ou autorizar este álbum “Tangerine”, então eu as processei! Eu ouvi falar sobre isto de um amigo que ficou sabendo pela Internet. No caso de você ter visto o show do VH1 “Bands Reunited” onde a Janet diz “nós imploramos para ela para fazermos isso”, é possível que o VH1 tenha tirado a resposta dela fora do contexto, mas a verdade é, a única coisa que me pediram pra fazer, foi ir em frente com o plano delas de adicionar outro guitarrista, em 1991, quando a banda continuava unida. Elas, ou deveria eu dizer Roxy, também “fortemente me persuadiu” a fazer uma “tour de reunião” em 1997, a qual eu estive disposta a fazer, ATÉ que eu descobri que elas estavam planejando sem meu conhecimento trazer outro guitarrista. E também tinham planejado tudo, que nós estaríamos apresentando muitas músicas novas nesta “tour de reunião”, escritas pela Janet e esta outra guitarrista (que depois eu vim saber ser Gina).
O modo pelo qual eu descobri isso, foi, enquanto a tour vinha se aproximando, eu disse a Roxy “... bem, melhor nós chamarmos nosso antigo tecladista para sair conosco em tour, e pensarmos sobre quais músicas estaremos tocando” ... e ela disse “ nós não estaremos usando um tecladista desta vez, na verdade nós estamos trazendo uma nova guitarrista.... e estaremos fazendo algumas músicas novas escritas por Janet e Gina” ... e eu disse “huh???” .... então eu não fiz a tour, e nunca ouvi delas após aquilo sobre nenhum álbum, até que meu amigo me disse que elas já tinham feito o álbum...
Tudo isso está no passado e nós somos amigas agora.


 É fato que as grandes corporações Empresariais / companias de Produções normalmente manipulam as bandas e acabam ficando com todo o dinheiro, justamente por isso temos visto vários trabalhos independentes. Recentemente, um comentário foi achado no “blog” de Share(b), onde ela falava sobre isso. Ela fala inclusive sobre os direitos que a gravadora tem sobre as canções que ela “possa vir a escrever”, e como isso é injusto. O que aconteceu no show da “VH1 Vixen Reunion” que a fez ficar tão infeliz a ponto de “lavar a alma” sobre a EMI?

Jan:
 Eu acho que Share ainda está infeliz com a EMI desde 1991, quando eles nos tiraram de seu selo.



Tem um mito que acompanha a história da banda que até hoje não sabemos ser verdadeiro. Quando o álbum “debut” saiu, podia-se ouvir e ler em vários veículos da mídia que vocês não puderam aparecer na capa frontal do Álbum, como uma descriminação por vocês serem do sexo feminino. Isto é verdade? Se for, nos conte sobre o assunto e como vocês encararam essa regra.

Jan:
Nós escolhemos não ter nossa foto na capa da frente.

 
Em 2001, você, Janet e Roxy saíram para excursionar com a  “Voices of Metal Tour”, estando novamente a banda formada com membros originais. Mas no meio da tour, Janet e Roxy saíram da banda. Porque elas simplesmente “saíram” no meio da tournê? O que aconteceu?

Jan:
Janet & Roxy não estavam felizes com o empresário, e também não estavam felizes com algumas das condições na tour – primeiro, nós estávamos viajando em uma  van..... .

 
Logo com a “nova” saída de Janet e Roxy, instantaneamente você achou as novas integrantes, nem ao menos precisando cancelar a turnê, e continua com elas até hoje. De onde elas vieram tão rápido? Providência divina?

Jan:
  Eu acredito em milagres e eu acho que as novas integrantes só podem ter sido mandadas como um milagre de DEUS!!!

 
É uma banda nova - novo empresário. É uma vida nova agora. E a música? É também uma música nova?

Jan:
Nossa nova sonoridade chegou naturalmente. Nós não nos esforçamos a parecer com o velho Vixen, mas também não tentamos NÃO soar como era!! Como está, é como tem que ser!!

 
O Vixen ainda pode ser chamado de “Hair Metal Band” feminina? (visualmente falando)

Jan:
Haha... claro... tanto quanto você possa soletrar meu nome corretamente!! (risos)


Vocês já foram chamadas de “Bon Jovi feminino”. O que você acha disso? Vocês vão tornar o som pop como o Bon Jovi fez?

Jan:
Eu me sinto honrada e lisonjeada em ser chamada de “Bon Jovi Feminino” em qualquer tempo e qualquer lugar!! Eu acho que Bon Jovi e Vixen continuam sendo apenas bandas de rock & roll!!!

Vocês gravaram vários hits dos anos 80 como “Edge of A Broken Heart”, “Cryin´”, “How Much Love” e muitos outros.  O que vocês esperam para este novo Álbum? Continuam sendo “as garotas do Hard Rock”?

Jan:
Yeah, nós continuamos as “Hard Rockin´ Girls”!! Nós seriamos sortudas se tivéssemos qualquer novo hit tão grande quanto aqueles!!


“Little Voice”, a nova música na qual estão trabalhando, é uma balada? O cd novo é voltado para as baladas? Qual o rumo que o novo material está tomando? Como soa Vixen nos dias de hoje?

Jan:
Bem, de fato, “Little Voice” não é uma balada, mas terá uma balada no novo álbum. Nós temos algumas músicas hard rock e algumas melódicas, e acima de tudo Vixen continua trabalhando duro pelo rock!


Você sempre foi principal compositora da banda. As músicas aparecem a qualquer momento ou você tem algum “ritual” para compor?

Jan:
As idéias aparecem a qualquer hora & qualquer lugar – não há um ritual para isso. Eu tento ter um toca fitas no meu carro a maior parte do tempo, juntamente com caneta & papel no caso de alguma idéia aparecer! Muitas vezes as idéias aparecem no meio da noite, e eu me esforço para levantar e escrever o que aparece, porque se eu não o faço, pela manhã as idéias terão definitivamente DESAPARECIDO!!!


Você tinha duas outras bandas, “Population 361” e “ Drawing Down the Moon”. O que aconteceu com elas? Acabaram?

Jan:
Todos os membros de ambas as bandas estão atualmente fazendo outros projetos musicais, mas nunca se sabe o que poderia acontecer com estes grupos no futuro!


Você trabalhou em algumas trilhas sonoras de filmes. Quais foram e qual foi a que você mais gostou de tocar?

Jan:
“Monkey Bone – No Limite da Imaginação”!!  Foi divertido, pois nós tivemos que nos apresentar nele (mesmo tendo nossas cenas cortadas) e nós também estivemos muito perto de ter uma música ou outra nele, e o fornecimento estava demais!!!

 
Já aconteceu alguma coisa realmente inacreditável durante uma turnê durante esses anos de estrada que você possa nos contar?

Jan:
Nós tivemos tantas experiências inacreditáveis na estrada com tantas bandas magníficas com as quais tivemos a honra de compartilhar o palco! E eu tenho que dizer que nós aprendemos muito com o Scorpions, assim como eles nos extasiaram noite após noite após noite com sua inacreditável performance e atitude e profissionalismo, etc.!!! E eles são muito divertidos para sair também!!!  Punhado de caras magníficos!!


Quando você conseguiu sua primeira guitarra? Você lembra qual foi a primeira música que tocou? Qual a primeira banda da qual fez parte e o que tocavam?

Jan:
Eu consegui minha primeira guitarra quando eu tinha cerca de 12 anos. Eu acho que a primeira música que eu aprendi foi “Mary Had a Little Lamb”, a qual provavelmente era a primeira música no livro de instruções!


Vocês irão entrar em turnê no ano de 2005, certo? Do que mais gostam em excursionar? Vocês pensam em vir para o Brasil?

Jan:
Sim nós estaremos em tour em 2005!! Nós AMARÍAMOS ir ao Brasil!!! Uma das coisas que eu mais gosto em tours é a oportunidade de viajar para lugares novos (espero que o  Brasil) e tocar. E eu ainda acho incrível ter esta oportunidade maravilhosa, e ser paga por isso!


Jan Kuehnemund & Chris Fayz (guitar tech)...


Para sabermos um pouco mais de Jan:
 - Você gosta muito de ir ao cinema quando não está envolvida com música. Qual seu filme, ator e atriz prediletos?

Jan:
Sim eu amo cinema, mas não tenho ido a um já há algum tempo!! Alguns de meus atores favoritos são, David Duchovny, Nicholas Cage, Alec Baldwin, Chris Noth ("Mr. Big"  em  Sex & the City), Al Pacino, Dustin Hoffman, Christopher Walken... Algumas de minhas atrizes favoritas são...Diane Lane, Renee Zellweger, Christine Lahti, Geena Davis, Jennifer Aniston...


 - Sua altura?
Jan: Eu tenho 1,77m


- Música preferida?
Jan:  Eu tenho muitas, mas seria mais uma música dos Beatles se eu tivesse que escolher!


- Música preferida do Vixen?
Jan: hmmm... possivelmente “Cryin'”  ou “ Waiting”...


- Vídeo Clipe que mais gostou de fazer?
Jan: “Edge of Broken Heart”  foi provavelmente meu vídeo preferido de se fazer, porque foi o primeiro, e isto foi excitante!


Animal favorito?
Jan: CACHORROS!!! Eu amo cachorros!!! Eu amo gatos também, mas eu tive mais cachorros em minha vida do que gatos...


Deixe sua mensagem aos fãs brasileiros...


Jan:
Eu mal posso esperar até irmos ao Brasil tocar!!!
Muito obrigada por esta oportunidade de fazer esta entrevista, e obrigada a TODOS vocês pelo apoio ao Vixen, antigo & novo!!!
Espero vê-los muito em breve!!!
Boas Festas e tenham um “ROCKIN' New Year”!! : )
Paz & Amor,
Jan



Home Page: www.vixenrock.com

Discografia: Vixen (88), Rev It Up (90) Tangerine (98) Full Throttle (99, best of)

Formação: Atual - Jenna Sanz-Agero (v), Jan Kuehnemund (g), Lynn Louise Lowrey (b), Kat Kraft (d)
Original -  Janet Gardner(v), Jan Kuehnemund (g), Share Pedersen (b) Roxy Petrucci (d)

No álbum Tangerine  – Janet Gardner (v), Gina Stiles (g), Roxy Petrucci (d) [com a colaboração de Maxine Petrucci (b) durante a tour]

Nenhum comentário:

Postar um comentário