Escrito por Lisa M.
Originalmente publicado no portal Rock Feminino em 2006, e republicado em 22/09/2008
Há algum tempo, perdemos um dos nomes mais importantes para o Rock Feminino... Sandy West, baterista da lendária banda “The Runaways”, nos deixou com saudades após ter batalhado contra o câncer. Veio a falecer na manhã do dia 21 de outubro de 2006.
Dedico a primeira biografia para esta banda, em homenagem a este símbolo de força e perseverança: Sandy West.
Inovando no cenário musical dos anos 70, as Runaways foram a explosão nos anos 70 da rebeldia feminina e adolescente, dando uma nova roupagem para o bom e velho Rock’n’Roll, e é claro, mostrando que sonhos foram feitos para serem vividos.
Agressividade e peso, musicalidade e atitude. E tudo isso ALTO... MUITO ALTO. A banda símbolo da inovação musical, que foi responsável por abrir caminho para outros nomes como Girlschool, foi arquitetada por Kim Fowley, em 1975, que após ouvir poesias de uma “Kari Krome” em uma das festas de Alice Cooper em sua mansão em Hollywood. Ele teve a intuição de que, se uma garota poderia escrever tão bem, certamente poderia achar outras garotas para musicar seus escritos.
E assim aconteceu... Kari ligou para a amiga Joan Larkin (Joan Jett), enquanto Fowley conheceu Sandy Passavento (Sandy West) no estacionamento do bar “Rainbow”, e as colocou em contato para um ensaio. Porém, K.Krome não era cantora, o que fez com que Fowley chamasse Sue Thomas, (que veio a ser conhecida posteriormente por Micki Steele, das Bangles) que além de cantar, assumiu o baixo.
Elas gravaram algumas demos, que vieram a ser conhecidas posteriormente como o EP “Born To Be Bad”.
Lita Ford chegou através de um anúncio na revista Back Door Man, na verdade com intenção de tocar baixo, e após ser contratada e dispensada em uma semana, foi novamente contratada, como guitarrista.
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Mas ainda não era o esperado. E o definitivo aconteceu quando este conheceu Marie e Cherie Currie, irmãs gêmeas, no balcão de uma discoteca chamada Sugar Shack. Ele perguntou se Marie gostaria de cantar, mas recebeu um belo e sonoro “NÃO”. Então ele repetiu a pergunta para Cherie, e esta aceitou. Enquanto isso, Kim achou uma baixista local, Peggy Foster (que haviam tocado nas bandas Sasparilla e Champion até lá) que acabou deixando a banda na gravação do primeiro álbum.
Peggy foi substituída por Jackie Fox, que havia feito um teste como guitarrista anteriormente.
Pronto. Sandy West(bateria), Jackie Fox (baixo) e Joan Jett(guitarra base) faziam um perfeito backgroud para a guitarra solo de Lita Ford, que já tinha um estilo pessoal e agressivo, influenciada por Jimmy Page e Jeff Beck (músicos extremamente ‘pesados e agressivos’ na época). Daí por diante era só fazer a máquina funcionar.
O primeiro lançamento veio em 21 de agosto de 1976. Após um contrato bem sucedido com a Mercury, elas lançam o debut “The Runaways”, contendo a clássica “Cherry Bomb”. Já não bastasse a própria musicalidade, as performances ao vivo da banda, marcadas por cintas-liga, meias calças, corpetes, e muita exposição corporal de Cherie Currie, somadas aos outros figurinos despojados do resto da trupe, chegavam até mesmo a chocar o público, que estava acostumado com o comportamento de bandas como “Queen e Genesis”, que eram os repertórios das rádios àquela altura.
O segundo álbum, Queens of Noise, contou com a co-produção de Earle Mankey (Spars, Beach Boys...). Neste álbum já se começa a notar a ascensão de Joan, que não apenas escrevia ou co-escrevia algumas músicas, mas também cantava em algumas faixas. Com este lançamento, elas excursionaram pela Europa e Japão, o que resulto no disco ao vivo “Live in Japan”.
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Parecia que alguma coisa não estava bem, pois após a turnê, Jackie deixa a banda, e logo após isso, Cherie, enciumada pela projeção bombástica de Joan, também abandona o grupo.
Mas elas não se deixaram abalar. Substituindo Jackie por Vicky Blue, e Joan assumindo os vocais, em 1977 elas lançam o terceiro álbum de estúdio “Waitin' for the Night”. Infelizmente, descontextualizadas na ‘nova onda’ de punk rock que incluía sonoridades como a de Sex Pistols e The Clash, elas conseguiram emplacar apenas uma música, “School Days”, que foi single em vários países.
Em 1978, o contrato com Kim Fowley não é renovado, sendo substituído por Toby Mamis, que já havia trabalhado com Blondie e Suzy Quatro, que conta com a parceria de John Alcock. Em setembro do mesmo ano é lançado “And Now... The Runaways!”, álbum a princípio lançado na Europa, saindo apenas em 81 nos E.U.A. sob o nome de “Little Lost Girls”. Porém, Vicky Blue estava afastada, devido problemas de saúde, o que fez com que Lita gravasse quase todas as passagens de baixo. A participação de Laurie McCallister (que aparece nos clipes "Mama Weer All Crazy Now" and "Saturday Night Special") possibilitou o retorno aos ensaios.
Neste ínterim, as meninas foram chamadas para participar de um filme sobre uma banda de rock feminino, do qual Lita e Sandy se recusaram participar. (As filmagens chegaram a acontecer com Joan e outras atrizes no lugar das integrantes do grupo, nomeado “We’re all Crazy Now”, mas não chegou a ser terminado.) Foi “a ponta do iceberg”, gerando infinitas reuniões e mais e mais conflitos, pois as duas estavam contra os interesses do grupo. E em meio a este péssimo clima e duas semanas de shows na Califórnia, Laurie pega uma gripe tão forte que chega a vomitar em pleno palco.
Após esta longa gripe, ela resolveu deixar a banda, que fica mais uma vez em déficit.
Infelizmente, depois de tantos transtornos, a banda acaba por decidir encerrar as atividades no começo de 1979.
Vários rumores acercam uma provável volta, e várias negociações entre as ex-integrantes acabaram realmente acontecendo, mas agora com o falecimento de Sandy, as mesmas devem ter ficado muito abaladas, portanto, aconteceu certa amainada na boataria.
E o resto? É História.
Resumo de integrantes
Cherie Currie – vocal;
Joan Jett - guitarra, vocal;
Lita Ford - guitara, vocal;
Sandy West - bateria, vocal;
Michael Steele - vocal, baixo;
Peggy Foster – baixo;
Jackie Fox – baixo;
Vicki Blue – baixo;
Laurie McAllister – baixo.
Discografia
_ Born to Be Bad (Cronologicamente, porém, não em ordem de lançamento)
_ The Runaways
_ Queens of Noise
_ Live in Japan (lançado somente no Japão)
_ Waitin' for the Night
_ And Now... The Runaways! (lançado posteriormente nos E.U.A. com o título “Little Lost Girls”)
Mais informações, visite o Site Oficial
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