Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

The Killer Barbies

Escrita por Giba
Originalmente publicada em 2009


Silvia Superstar (Silvia Garcia, nascido em 1970) e Billy King (Antonio Dominguez, nascido em 1966) se conheceram em meados dos anos 80 em sua cidade natal, Vigo, em Pontevedra, na Espanha.

Poucos meses depois montaram sua primeira banda Los Ultimos de Filipinas, onde Silvia tocava baixo. Faziam versões punk, mas nunca chegaram a gravar nada e nem a tocar ao vivo. Após 5 meses o grupo se dissolveu e Billy começou outro projeto chamado Los Cafres, com quem gravou um album.

Ao mesmo tempo, Silvia se tornava vocalista do grupo Aerolíneas Federales e gravava seu ultimo álbum antes da banda se dissolver. Finalmente, no ano de 1994, após inaugurar o Black Ball (clube do qual são proprietários), decidem formar o The Killer Barbies. O nome é inspirado no gosto de Silvia pelas bonecas Barbie e no filme 'O Ataque dos Tomates Assassinos'.

Antes mesmo de contar com o resto da banda, já haviam composto sua primeira música: Love Killer. Já com Yogui Bear no baixo e Santi-Santi na guitarra, após dois meses de ensaios, gravam seu primeiro material, que receberia ótimas criticas da mídia especializada. Apesar do interesse de vários selos independentes, resolvem criar seu próprio selo, a Toxic Records. Gravam seu primeiro trabalho em 7" chamado 'I Wanna Live in Tromaville'. Em duas semanas lançam 'Subterfuge', seu segundo trabalho, seguido de 'Elvis Live', trazendo mudanças na formação da banda, com Super Bingo no baixo e Dr. Gonzo na guitarra.



Em 1995 começam as vendas do 7” 'Comic Books', pela Toxic Records, que serviria de aperitivo para o LP 'Dressed To Kiss', que foi lançado no mesmo ano. Após seu lançamento, a banda começa a fazer shows todas as semanas e alcança a cifra de 10.000 cópias vendidas. No começo de 1996 conhecem o famoso diretor de filmes B, Jess Franco, com quem rodam o filme 'Killer Barbys' (foi mudado no filme pois a Mattel não autorizou o uso do nome 'Barbie') com Silvia e Billy como protagonistas. No mesmo ano, a música “Love Killer” é escolhida como tema da campanha publicitária da bebida 'Radical Fruit'., sendo transmitida em toda Europa e fazendo com que sua popularidade crescesse.

São convidados a fazer vários comerciais e propagandas de marcas famosas, assim como, a escrever a música tema do filme 'Corsarios del Chip'. Lançam um CD Single com 'Love Killer', servindo de apresentação para o segundo álbum, 'Only For Freaks'. Ao mesmo tempo que é lançado o filme 'Killer Barbys', fazem uma mini turnê pelos E.U.A., tendo seu ponto alto quando recomendados por Joey Ramone, se apresentam no mítico CBGB. Por motivos pessoais, Super Bingo e Dr. Gonzo deixam a banda, sendo substituídos por Kabuto Jr. na guitarra e Maxter Man no baixo.

O novo trabalho intitulado 'Big Muff' marca uma nova etapa na carreira da banda, com uma temática mais densa e um som mais pesado que os trabalhos anteriores. Vendem cerca de 10.000 cópias e após uma extensa turnê Kabuto Jr. e Maxter Man deixam a banda. Em 1999 é lançada a compilação de bandas da cidade de Vigo, de nome 'Intoxicación' pela Toxic Records, trazendo novas versões do Killer Barbies em espanhol.




Em 2000 assinam contrato com o selo Drakkar e lançam o CD 'Bad Taste' com Doctor Muerte na guitarra e Jeyper Man no baixo. Graças ao sucesso do clipe da musica 'Mars' a popularidade da banda cresce muito na Alemanha, fazendo com que participem de inúmeros programas de TV e comerciais. Excursionam por Japão e Alemanha tocando em festivais e fazendo shows ao lado de grandes nomes com Iggy Pop e Die Toten Hosen.

Em 2001 tocam em Nova Iorque como convidados especiais de Jerry Only na turnê comemoração de 25 anos de aniversário da banda The Misfits, onde Silvia se une aos mesmos para cantar 'Skulls'. Godzilla substitui Jeyper Man no baixo. Em 2002 é lançado o segundo filme de Jess Franco com a banda, intitulado 'Killer Barbys Vs Dracula'e é lançado o single da musica 'Candy' (versão da canção do Iggy Pop), com colaboração de Bela B. da banda Die Arzte cantando com Silvia. Em fevereiro de 2003 é lançado o novo álbum 'Sin Is In', com várias músicas cantadas em espanhol. Blue Demon substitui Godzilla no baixo e Dr. Gonzo reassume seu posto de guitarrista.

Em 2004 é lançado o DVD 'Freakshow', contendo todos os clipes da banda, apresentações ao vivo, backstage e etc, e um CD com canções lado B e algumas inéditas. O Killer Barbies faz um Horror Punk com levada pop, bem executado, rápido e com a quantia certa de peso, com grande influência de bandas como Misfits e Ramones. Suas letras em boa parte tratam o horror como tema principal, porém não se restringindo apenas a esse assunto.



Destaque para o álbum 'Dressed To Kiss', que apesar de ser o primeiro álbum da banda, já demonstra o potencial da banda em canções extremamente cativantes como 'Love Killer' e 'Will You Love Me Tomorrow', além de trazer os ótimos covers de Skulls do Misfis e Silly Thing do Sex Pistols, e o álbum 'Bad Taste', que os traz com mais peso e mais maduros nas composições.




Discografia

Singles and EPs
'I Wanna Live in Tromaville' single (1994)
'Elvis Live!!' single (1994)
'Comic Books' single (1994)
'Killer Barbies/Aneurol 50 split single' (1995)
'Love Killer' single (1996)
'Freaktown' single (1996)
'Attack of the Killer Barbies' EP (1997)
'Crazy' single (1997)
'Mars' single (2000)
'Downtown' single (2000)
'Gente Pez' single (2001)
'Candy' single (2002)
Albuns
Maqueta demo tape (1994)
Dressed to Kiss (1995)
...Only for Freaks! (1996)
Big Muff (1998)
Intoxication (1999)
Fucking Cool (1999)
Bad Taste (2000)
Gente Pez (2001)
Sin Is In (2003)
Marea de Musica (2003) with 'Bajo Mi Piel'
Freakshow DVD/CD set (2004)
Músicas para compilações
'Xabarin Contra El Doctor No' (1995) para A Cantar Con Xabarin
'Spiderman' (1996) para A Cantar Con Xabarin Volumen III e IV
'Hackers' (1996) para Corsarios Del Chip B.S.O.
'Ma Baker' (1996) para Best In Spain
'These Boots Are Made For Walking' (2001) para Zapping
'A Thing About You' (2005) para A Tribute to Tom Petty


Nenhum comentário:

Postar um comentário